quinta-feira, 1 de junho de 2017

Acervo da Teologia

* Porque Ler a Bíblia? Bibliologia

PORQUE LER A BÍBLIA?

Antes tem o seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite.
Salmo 1:2

George Whitefield orava sobre cada linha que lia da Bíblia. George Müller leu a Bíblia 200 vezes e mais da metade fez isto de joelhos, chorando sobre ela.

Todas as pessoas deveriam ter o hábito salutar de ler a Bíblia inteira todos os anos. E não é difícil. Basta que se leia vinte e três capítulos por semana: três em cada dia da semana e cinco no domingo. Um capítulo de novela de televisão gasta em média, quarenta minutos, incluindo os comerciais. Seis capítulos de novela por semana somam quatro horas. Multiplicando quatro por cinqüenta e duas semanas do ano, temos duzentas e oito horas. Com esse tempo, uma pessoa que leia razoavelmente poderia ler a Bíblia inteira duas vezes por ano. Quantas pessoas se desculpam dizendo que não tem tempo de ler a Bíblia, mas têm tempo para ver novelas. Basta fazer uma troca. A leitura da Bíblia é infinitamente mais importante.

Precisamos nos apaixonar novamente pelas Sagradas Escrituras! 

Por que Ler a Bíblia

» Porque por meio Dela conhecemos a Deus e ficamos sabendo o que Ele exige de nós e o que Ele nos promete: 2 Timóteo 3.16; João 5.39; 2 Pedro 1.4.
» Porque Nela se encontra revelado o amor de Deus pelo ser humano: João 3.16 e 20.30-31
» Porque Nela somos ensinados e habilitados a viver o mais alto conceito de amor: Mateus 5.43-48; 1 Coríntios 13; Romanos 12.9-21
» Porque Nela encontramos mensagens de consolo e paz: João 14
» Porque Suas palavras falam ao coração angustiado e o consolam: Salmos 103
» Porque Nela se encontram os princípios para uma vida de felicidade e harmonia no Lar: Efésios 5.22 a 6.4

Como Ler a Bíblia

# Manual Bíblico vida Nova 

Há milhares de anos as sagradas Escrituras do Antigo e do Novo Testamento vêm sendo alvo de estudos ininterruptos de multidões de leitores da Bíblia. Isso significa que no centro da vida espiritual dos cristãos está um documento precioso que contém um tesouro de sabedoria sagrada e a essência de sua revelação. 

A Bíblia é na realidade uma biblioteca de obras escritas por muitos autores diferentes. Empregam-se todos os tipos de estilo literário, e a Bíblia contém, de fato, quase todos os tipos de literatura já escritos. 

Leitura acompanhada de oração para crescimento espiritual 

As seguintes providências podem nos orientar na leitura para nosso desenvolvimento e crescimento espiritual:

1. Leitura audível. Leia cada trecho da Bíblia em voz alta.
2. Reflexão ativa. Examine os muitos significados da leitura.
3. Aplicação cuidadosa. Estabeleça um diálogo pessoal e intenso com a leitura.
4. Ouça em oração. Sente-se em silêncio na presença de Deus e, atento, permita que o Espírito Santo ilumine suavemente sua mente e comece sua obra de transformação interior. 

Cada aspecto da leitura geral da Bíblia delineado acima constitui um meio pelo qual as Escrituras podem tornar-se uma fonte de sustento espiritual.

. Leia a sua Bíblia todos os dias, medite naquilo que você está lendo e construa sua vida sobre as promessas e os ensinamentos que Lhe apresenta.

A Importância da Bíblia 

O estudo das Escrituras Sagradas é uma obrigação necessária para qualquer cristão instruído e também uma responsabilidade sagrada para os que levam a sério à fé.

Um estudo bíblico sério deve ser abordado com o conhecimento de que a Bíblia convida nossa investigação e que é possível aprender profundamente com ela.

Compreender a Bíblia não é só uma questão de aprender os muitos fatos e detalhes da história bíblica.

A prática da verdade das Escrituras talvez seja o conceito mais importante a ser compreendido antes de nos lançarmos ao estudo sistemático da Bíblia.

Cada cristão é um participante ativo no processo de compreensão da mensagem da Bíblia. Como membro da comunidade cristã, cada um que estuda a Bíblia se coloca dentro de todos esses níveis de sentido e pode usá-los como lentes, por meio das quais examina a verdade de Deus. O sentido da Bíblia não é, portanto, algo estático. Ele é extremamente dinâmico. 

O que ocorre pessoalmente com cada um de nós e com nosso mundo convida a verdade da Palavra de Deus a atuar sempre de modo diferente, e somos desafiados por ela a nos transformar em novas criaturas. Devemos esperar que o estudo da Bíblia ajude a revolucionar nosso entendimento, nosso comportamento, nossa percepção do mundo e de nós mesmos e que isso nos conduza a um relacionamento mais íntimo com o próprio Deus. 

A Leitura da Bíblia 

Afirma-se que hoje vendem-se mais Bíblias do que qualquer outro livro. Indaga-se, é claro, se existe uma cor¬relação exata entre as Bíblias vendidas e as Bíblias lidas. Ela é a autoridade máxima para o ensino da igreja e tem sido o texto que inspira e enriquece a vida dos cristãos de todas as eras em todos os lugares. 

A Bíblia como Biblioteca 

A Bíblia é de fato uma biblioteca de muitos livros escritos por uma grande variedade de autores, em épocas distintas, com diferentes propósitos e em muitos estilos diferentes. Se estivesse numa biblioteca, é provável que você quisesse folhear os livros e familiarizar-se com a biblioteca toda. Depois descobriria todas as diferentes categorias ali presentes e começaria a ler de acordo com suas próprias necessidades ou interesses. Por fim você iria querer aprender a usar a biblioteca toda.

* Dicas do blog Teologia & Missões 

.... Comece lendo de Mateus até Apocalipse, e depois de Gênesis à Malaquias. Ou então, para uma melhor compreensão dos fatos, acontecimentos e também histórico, é importante você começar a ler em Gênesis até Malaquias e compreender o contexto da missão de Jesus relatada no Novo Testamento.

Manual Bíblico Vida Nova


Acervo da Teologia

About Acervo da Teologia -

Author Description here.. Nulla sagittis convallis. Curabitur consequat. Quisque metus enim, venenatis fermentum, mollis in, porta et, nibh. Duis vulputate elit in elit. Mauris dictum libero id justo.

Subscribe to this Blog via Email :