quarta-feira, 14 de junho de 2017

Portal Teologia & Missões

* Confucionismo o que é? Definição


Pergunta: "O que é o Confucionismo?"

Resposta: O Confucionismo, uma religião do humanismo otimista, tem tido um impacto monumental na vida, estrutura social e filosofia política da China. A fundação da religião remonta a um homem, conhecido como Confúcio, nascido 500 anos antes de Cristo. O Confucionismo lida principalmente com a conduta moral e ética de vida e é muitas vezes classificado como um sistema ético, ao invés de uma religião. Ele enfatiza o terreno, e não o celestial. As doutrinas do Confucionismo se baseiam em:

1. O culto dos ancestrais - veneração dos antepassados falecidos cujos espíritos, assim se acredita, controlam o destino dos descendentes.

2. A piedade filial – devoção, obediência e reverência dos idosos da família pelos membros mais jovens.

Os princípios básicos do Confucionismo são:

1. Jen - a regra de ouro

2. Chun-tai - o homem de virtude cavalheiresca

3. Cheng-ming - a reprodução adequada dos papéis da sociedade

4. Te - o poder da virtude

5. Li – os padrões ideais de conduta

6. Wen – as artes pacíficas (música, poesia, etc.)

O sistema ético do Confucionismo tem muito a ser elogiado porque a virtude é sempre algo altamente desejável, tanto em um indivíduo quanto em uma sociedade. No entanto, a filosofia ética adotada por Confúcio foi uma de auto-esforço, não deixando nenhum espaço ou necessidade para Deus. 

Confúcio ensinou que o homem é capaz de fazer tudo o que é necessário para melhorar a sua vida e sua cultura, contando com a força dentro de si mesmo para realizar isso. O Cristianismo bíblico, no entanto, ensina exatamente o oposto. Não só o homem falta a capacidade de "limpar a sua vida", ele não é de forma nenhuma capaz de agradar a Deus por conta própria ou de alcançar a vida eterna no céu.

A Bíblia ensina que o homem é inerentemente pecador desde o nascimento (Jeremias 17:9) e incapaz de fazer boas obras suficientes para torná-lo aceitável a um Deus santo e perfeitamente justo. "… ninguém será justificado diante dele por obras da lei" (Romanos 3:20). Simplificando, o homem tem a desesperada necessidade de que um Salvador faça isso por ele. Deus providenciou esse Salvador em Seu Filho, Jesus Cristo, que morreu na cruz para pagar a pena pelos nossos pecados e nos tornar aceitáveis a Deus. Ele trocou a Sua vida perfeita pela nossa vida de pecado: "Aquele que não conheceu pecado, ele o fez pecado por nós; para que, nele, fôssemos feitos justiça de Deus" (2 Coríntios 5:21).

O Confucionismo, como todas as religiões falsas, conta com as obras e habilidades do homem. Só o Cristianismo reconhece que "todos pecaram e carecem da glória de Deus" (Romanos 3:23), e os seus seguidores confiam apenas em Jesus Cristo, cujo sacrifício na cruz oferece a salvação a todos os que creem em Deus e colocam a sua confiança não em si mesmos, mas só em Deus.



Portal Teologia & Missões

About Portal Teologia & Missões -

Author Description here.. Nulla sagittis convallis. Curabitur consequat. Quisque metus enim, venenatis fermentum, mollis in, porta et, nibh. Duis vulputate elit in elit. Mauris dictum libero id justo.

Subscribe to this Blog via Email :