terça-feira, 27 de junho de 2017

Portal Teologia & Missões

Conceito de Marxismo


O marxismo é a doutrina derivada das teorias desenvolvidas pelos filósofos alemães Karl Marx e Friedrich Engels. Estes dois intelectuais reinterpretaram o idealismo dialéctico de Georg Wilhelm Friedrich Hegel como o materialismo dialéctico e propuseram a criação de uma sociedade sem classes. Aos movimentos políticos fundados na interpretação desta doutrina dá-se-lhes o nome de marxistas.

Fora Hegel, outros dos pensadores que serviram de pilar para o desenvolvimento do marxismo foram Adam Smith, David Ricardo, Ludwig Feuerbach bem como os diversos representantes do socialismo utópico francês do século XIX.

A obra mais importante do marxismo é “O capital” (“Das Kapital”, em alemão). Marx publicou na vida apenas o primeiro tomo, publicado no ano de 1867. Os três restantes livros surgiram entre 1885 e 1894, os quais foram editados por Engels a partir dos manuscritos de Marx.

O marxismo inspirou várias revoluções e governos. A revolução bolchevique liderada por Vladimir Lenine e León Trotsky, que foi levada a cabo em Outubro de 1917 na Rússia, constituiu a primeira tentativa a grande escala para instalar um Estado operário de características socialistas.

Após a Segunda Guerra Mundial, e graças ao apoio soviético, o Partido Comunista conseguiu conquistar o poder na República Popular da China, no Vietname, na Alemanha Oriental, na Polónia, na Albânia e na Romênia, entre outros países.

O marxismo soviético acabou por se transformar em estalinismo, um movimento liderado por Josef Stalin e criticado por muitos marxistas, que o consideravam ditatorial e burocrático.
Entre os principais pensadores marxistas do século XX, destacaremos Louis Althusser, Georg Lukács e Antonio Gramsci.




Portal Teologia & Missões

About Portal Teologia & Missões -

Author Description here.. Nulla sagittis convallis. Curabitur consequat. Quisque metus enim, venenatis fermentum, mollis in, porta et, nibh. Duis vulputate elit in elit. Mauris dictum libero id justo.

Subscribe to this Blog via Email :