terça-feira, 23 de maio de 2017

Acervo da Teologia

* Polissemia / Definição por Wendell Che


Mas, O Que é Polissemia? 

Já dizia Mark W. Baker in 'Jesus o maior Psicólogo que já existiu:' "A arrogância que nos leva a acreditar que somos superiores aos outros, tem origem no medo de sermos inferiores."

Quando as pessoas estão de fato preparados para determinada tarefa, elas não se incomodam com as críticas, muito menos se vangloriam no Facebook na tentativa de demonstrarem sua pseudo-superioridade. Ter formação em língua portuguesa e domínio da gramática não deveria fazer ninguém se sentir iluminado, principalmente depois que o linguista Ferdinand de Saussure publicou o “Cours de Lingüistique.”

Saber ler e escrever proficientemente é importante, mas de nada adianta essas habilidades se forem usados para preencher as empoeiradas cartilhas da velha e apodrecida política local. Na época de Hitler, muitos foram “os gênios que se tornaram palhaços” por terem apoiado e fechado os olhos às atrocidades do Führer. Não que exista qualquer relação ou semelhança entre os gênios de lá e as pretensões de cá, às atrocidades sim!

Quanto ao analfabetismo, cabe ressaltar que essa é uma questão tão séria para nós educadores, que é um tanto quanto deselegante usar essa condição para menosprezar aqueles que porventura cometam erros de concordância, de uso de palavras ou até de ortografia ao escreverem seus pensamentos e ideias em redes sociais. 

Por outro lado, a linguística moderna, sobretudo na corrente do ‘funcionalismo’ dos linguistas Trubetskoï e Roman Jakobson, afirma que “a linguagem é um recurso que proporciona a interação social e que permiti aos indivíduos relacionarem-se e expressarem-se uns com os outros validamente,” ou seja, o importante na comunicação é que o receptor compreenda a mensagem. E a mensagem aqui é clara: "NÃO É QUESTÃO DE CULTURA!"

E quanto a polissemia, o que é isso? Polissemia significa “receber de forma facilitada recursos público, sem realizar serviços que seja correspondente a tal ganho.” Não! Desculpem, esse é um dos significados da palavra MAMATA.

E por falar nisso, o que será que a gestão anterior fazia ou deixava que fizessem que levou a atual a afirmar que agora “acabou a Mamata?” Mamata, etimologicamente deriva do verbo mamar. Sendo assim, podemos até deduzir que alguém mamava nas tetas da prefeitura, mas como funcionava o esquema? Quem eram os beneficiários? Desde quando vem funcionando? A mamata realmente acabou? Eu acredito que não!

E a polissemia? Tá, a palavra “polissemia”, vem do grego polysemos (poli = muitos, sema = significados), significa “algo que tem muitos significados”. Ou seja, é a propriedade que uma palavra tem de apresentar vários sentidos. Observe o exemplo da palavra CAIU nas frases abaixo:

-- A escola era tão velha que o telhado CAIU.
-- A secretária de educação CAIU porque era despreparada e arrogante!

E por fim, minhas desculpas se cometi algum erro de português, é que sou um mero “decodificador de signos linguísticos,” eu, os professores da rede municipal de educação que estão lendo este texto e principalmente os vereadores da oposição. 




Acervo da Teologia

About Acervo da Teologia -

Author Description here.. Nulla sagittis convallis. Curabitur consequat. Quisque metus enim, venenatis fermentum, mollis in, porta et, nibh. Duis vulputate elit in elit. Mauris dictum libero id justo.

Subscribe to this Blog via Email :