domingo, 21 de maio de 2017

Acervo da Teologia

* O Termo Apóstolos nas Escrituras / Atos 1.26


 Os Apóstolos - Atos 1.26


Ainda que os Evangelhos chamem as mesmas pessoas de "discípulos" e "apóstolos", os termos não são sinônimos. "Discípulo" significa "aluno" "aquele que aprende"; "apóstolo" significa "emissário e representante", alguém enviado com a autoridade daquele que o enviou. (Mt 10.1-2 ; Lc 6.13; Ap 21.14)

Os doze apóstolos como distintos dos apóstolos (mensageiros) das igrejas II Co 8.23, e do restante dos díscipulos, foram escolhidos e enviados por Jesus (Mc 3.14), exatamente como o próprio Jesus o "apóstolo" da nossa confissão, que foi preordenado e enviado pelo Pai (I Pe 1.20; Mc 3.14).

Assim como rejeitar Jesus é rejeitar o Pai, também rejeitar os apóstolos é rejeitar Jesus (Lc 10:16).

Paulo, o apóstolo dos gentios (Rm 11.13; Gl 2.8), declara-se como um apóstolo nas palavras de abertura da maioria de suas cartas. Pelo fato de ter visto Cristo no caminho de Damasco e ter sido comissionado por Ele (At 26.16-18), ele foi tão verdadeiramente uma testemunha da ressurreição de Jesus, que um apóstolo tinha de ser, (At 1.21-22 ; 10.41-42), como foram todos os outros. Tiago, Pedro e João aceitaram Paulo no colégio apostólico (Gl 2.9), e Deus confirmou sua condição de apóstolo pelos sinais de um apóstolo (milagres e sinais, II Co 12.12; Hb 2.3-4) e pelos frutos do seu ministério (I Co 9.2).

Os apóstolos foram agentes de Deus na revelação das verdades que se tornariam a regra de fé e de vida cristãs. Como tais e através da escolha deles feita por Cristo como seus representantes autorizados (II Co 10:8; 13.10), os apóstolos exerceram uma autoridade peculiar na igreja.

Não há apóstolos hoje e nem apóstolas, ainda que alguns cristãos realizem ministérios que, de modo particular, são apostólicos em estilo e títulos. Nenhuma nova revelação canônica está sendo dada; a autoridade do ensino apostólico reside nas Escrituras canônicas. A ausência de nova revelação não coloca a Igreja contemporânea em desvantagem quando comparada com a Igreja dos dias dos apóstolos, porque o Espírito Santo interpreta e aplica as Escrituras ao povo de Deus continuamente.

Bíblia de Estudo de Genebra



Acervo da Teologia

About Acervo da Teologia -

Author Description here.. Nulla sagittis convallis. Curabitur consequat. Quisque metus enim, venenatis fermentum, mollis in, porta et, nibh. Duis vulputate elit in elit. Mauris dictum libero id justo.

Subscribe to this Blog via Email :