terça-feira, 23 de maio de 2017

Acervo da Teologia

Gordon Haddon Clark - Biografia

Gordon Clark


Da Wikipédia, a enciclopédia livre

Gordon Haddon Clark (31 de agosto de 1902 - 9 de abril de 1985) era um filósofo americano e um teólogo calvinista . Ele foi uma figura líder associada à apologética pressuposicional e foi presidente do Departamento de Filosofia da Universidade Butler há 28 anos. Ele era um especialista em filosofia pré- socrática e antiga e foi reconhecido por seu rigor na defesa da revelação proposicional contra todas as formas de empirismo e racionalismo , argumentando que toda verdade é proposicional e, portanto, usa as leis da lógica . Sua teoria do conhecimento às vezes é chamada de scripturalismo .

Biografia

Clark foi criado em uma casa cristã e estudou o Calvinismo desde uma idade jovem. Em 1924, formou-se na Universidade da Pensilvânia com um diploma de bacharelado em francês e obteve seu doutorado em Filosofia pela mesma instituição em 1929. No ano seguinte estudou na Sorbonne .

Ele começou a ensinar na Universidade da Pensilvânia depois de receber seu diploma de bacharel e também ensinou no Seminário Episcopal Reformado na Filadélfia . Em 1936, ele aceitou uma cátedra em Filosofia no Wheaton College, Illinois , onde permaneceu até 1943 quando aceitou a Presidência do Departamento de Filosofia da Universidade Butler de Indianápolis. Após sua aposentadoria de Butler em 1973, ele ensinou no Covenant College em Lookout Mountain, na Geórgia , e no Seminário Sangre de Cristo em Westcliffe, no Colorado .

As afiliações denominacionais de Clark mudariam muitas vezes. Ele nasceu e, eventualmente, tornou-se um ancião dominante na Igreja Presbiteriana nos Estados Unidos da América . No entanto, ele finalmente partiria com um pequeno grupo de conservadores, liderados por John Gresham Machen, para ajudar a formar a Igreja Presbiteriana da América ( renomeada Igreja Ortodoxa Presbiteriana em 1938) e seria ordenada no OPC em 1944. No entanto, em 1948 , Seguindo o controvérsio de Clark- Van Til , ele se juntou à Igreja Presbiteriana Unida da América do Norte . Após a fusão da UPCNA em 1956 com a Igreja Presbiteriana nos Estados Unidos da América (a mesma denominação de onde o OPC se separou em 1936) para formar a Igreja Presbiteriana Unida nos Estados Unidos da América , Clark se juntou à Igreja Presbiteriana Reformada, Geral Sínodoem 1957. 
Clark foi fundamental para organizar uma fusão entre o RPCGS e a Igreja Presbiteriana Evangélica para formar a Igreja Presbiteriana Reformada, Sínodo Evangélico em 1965. Quando o RPCES se tornou parte da Igreja Presbiteriana na América em 1982, Clark recusou-se a se juntar ao PCA e, em vez disso, entrou no Presbitério Covenant não afiliado em 1984.
Clark também foi eleito presidente da Sociedade Evangélica de Teologia em 1965.
Ele morreu em 1985 e foi enterrado perto de Westcliffe, Colorado.

Filosofia 

A filosofia e a teologia de Clark foram resumidas como: 


Publicações

Clark era um autor prolífico que escreveu mais de quarenta livros, incluindo textos sobre filosofia antiga e contemporânea, volumes sobre doutrinas cristãs, comentários sobre o Novo Testamento e uma história de filosofia de um volume:

Filosofia 




Teologia 


Comentários 

Além disso, Ronald Nash editou a Festschrift The Philosophy de Gordon H. Clark (Philadelphia: Presbyterian and Reformed, 1968), que apresentou um resumo do pensamento de Clark (a saber , as palestras de Wheaton mencionadas acima), críticas de vários autores e réplicas de Clark.


Postagens Relacionadas 


Acervo da Teologia

About Acervo da Teologia -

Author Description here.. Nulla sagittis convallis. Curabitur consequat. Quisque metus enim, venenatis fermentum, mollis in, porta et, nibh. Duis vulputate elit in elit. Mauris dictum libero id justo.

Subscribe to this Blog via Email :