sexta-feira, 7 de abril de 2017

Acervo da Teologia

* Parousia / Definição


O QUE É A PAROUSIA?

A palavra grega Parousia era usada com o sentindo de presença ou vinda. Seu uso técnico indicava a presença ou chegada de um rei ou governante. No Novo Testamento ela é usada designar a presença (vinda) de Cristo novamente a Terra, primeiramente para os fieis e depois para os infiéis.

O assunto da Segunda Vinda de Cristo na Bíblia é um tema bem explorado pelo Espírito Santo. Só no Novo Testamento existe mais de trezentas passagens sobre a temática. O apostolo Paulo em suas epistolas menciona sobre a Parousia cerce de cinqüenta vezes. Há capítulos inteiros nos evangelhos e epístolas inteira sobre a Segunda Vinda. Portanto a Parousia de Jesus Cristo é citada nas Escrituras Sagrada oito vezes mais que a primeira vinda. Este dado ressalta a importância deste evento para o Senhor e também para o seu povo. Esta deve a esperança dos cristãos.

A Segunda Vinda de Cristo é dividida em duas fases distintas. Primeiramente Ele virá para a Igreja cujo evento está registrado em 1 Ts. 4. 13-18. Após o Salvador retornará no final da Grande Tribulação para socorrer Israel (Zc. 14. 3-5). Quando o Messias retornar para a Igreja acontecerá o arrebatamento (ressurreição dos santos e o rapto dos vivos que são fieis a Palavra de Deus).

Há varias especulações sobre a Parousia de Cristo. Até na metade do segundo século, a maioria dos cristãos acreditavam que o Salvador para reinar com eles mil anos na Terra. Durante a Idade Média, a Igreja Romana (Catolicismo), ensinava que estavam construindo a cidade eterna de Deus, anulando a promessa do Senhor Jesus que retornaria para levar a sua Igreja para eternidade (Jo. 14. 1-3).

Nos dias do apostolo Paulo circulava o falso ensino da parte de Fileto e Himeneu o qual afirmava que a ressurreição dos cristãos já havia acontecido aniquilando a fé de alguns (2 Tm. 2. 17,18). Essa falsa doutrina da ressurreição circulou como falsas epístolas de Paulo (2 Ts. 2. 1-3). Mas a Escritura é bem clara sobre esse assunto.

A Parousia virá como surpresa, como a visita de um ladrão. Mas considerai isto: se o pai de família soubesse a que vigília da noite havia de vir o ladrão, vigiaria e não deixaria minar a sua casa. Por isso, estai vós apercebidos também; porque o Filho do homem há de vir à hora em que não penseis (Mt. 24. 43,44). Por isso que o Salvador mencionou uma parábola didática (A Parábola da dez virgens Mt. 25. 1-13) sobre a importância de estarmos preparado para a Parousia. Vigiai, pois, porque não sabeis o Dia nem a hora em que o Filho do Homem há de vir (Mt. 25.13).


Acervo da Teologia

About Acervo da Teologia -

Author Description here.. Nulla sagittis convallis. Curabitur consequat. Quisque metus enim, venenatis fermentum, mollis in, porta et, nibh. Duis vulputate elit in elit. Mauris dictum libero id justo.

Subscribe to this Blog via Email :