"Ao contrário de muitos, não negociamos a Palavra de Deus visando a algum lucro; antes, em Cristo falamos diante de Deus com sinceridade, como homens enviados por Deus".
2 Coríntios 2.17


quinta-feira, 30 de março de 2017

* Quando o Caráter não Suporta o Peso do Talento / Josué Gonçalves

 QUANDO O CARÁTER NÃO SUPORTA O PESO DO TALENTO 

O que é mais importante, o talento ou o caráter? Esta pergunta provoca uma outra: Qual das asas do avião é a mais importante, a da direita ou da esquerda? Com certeza você respondeu, as duas. Assim é com o talento e o caráter, os dois são imprescindíveis na construção do projeto de vida de qualquer pessoa. 

Pensando em construção, quanto maior e mais alto for o projeto de vida, mais tempo e dinheiro tem que se gastar no alicerce, na fundação, pelo contrario a construção será uma obra vulnerável e sujeita a desabafar provocando uma tragédia com prejuízos irreparáveis. O que o alicerce significa para a construção, o caráter significa para a vida de cada um de nós.

O caráter é aquilo que nos define como pessoa. Caráter tem a ver com verdade, integridade, lealdade, disciplina, coerência, prestação de contas, justiça, compromisso com valores inegociáveis etc. Talento é um dom, mas caráter é uma escolha. O seu caráter é o resultado das escolhas que você faz.

A razão porque muitas pessoas talentosas alcançaram sucesso rápido, porém, tudo acabou tão rápido, é porque elas não construíram uma trajetória de vida sobre base (caráter) sólida. O caráter é que garante sucesso duradouro. As pessoas que desejam construir uma história digna de ser lembrada como um exemplo a ser seguido, precisa freqüentemente atentar para as falhas do caráter que precisam ser reparadas. Em algum lugar ouvi a frase: “Uma fraqueza não corrigida, pode levar uma pessoa à falência moral amanhã.” Com razão a Bíblia diz: “O bom nome vale mais do que riquezas.” (Pv 22.21)

O caráter tem a ver com excelência, e na excelência não há arrependimento. Lembre-se, a vida é uma viagem e ninguém gosta de viajar ao lado de alguém cujo caráter não inspira confiança. Você é uma pessoa cujo caráter inspira muita confiança? Pessoas de caráter íntegro, trabalham só com a verdade, e quem trabalha só com a verdade constrói confiança.

Não basta ter uma voz privilegiada para cantar e um comportamento que revela deformidade de caráter. Não basta ter o dom de pregar e fazê-lo com extrema competência, mas não viver os princípios que propaga. Não basta ter carisma e o dom da simpatia, mas não inspirar confiança com suas atitudes. Não basta ser o melhor aluno, professor ou técnico e não ter compromisso com a verdade. O caráter é a base que deve sustentar o talento, sem ele tudo perde o seu verdadeiro valor.

Josué Gonçalves

Nenhum comentário:

Postar um comentário

💪 Nós aprendemos com Jesus que a verdadeira masculinidade não é simplesmente manter nossos narizes limpos e nossa casa em ordem. A verdadeira masculinidade significa enxergar além de nós mesmos para amar nosso próximo – e nosso próximo é qualquer um que encontramos em necessidade. O homem de verdade livremente doa seu tempo, recursos, atenção, energia e apoio emocional para aqueles que precisam, sem se preocupar em como eles podem retribuir. Seja você casado ou solteiro, se você não está servindo ao seu próximo abnegadamente e sacrificialmente, você não está exercendo completamente a masculinidade bíblica.

Phillip Holmes



Postagens populares

.

DOUTOR DA IGREJA GREGA - MAIOR PREGADOR DA IGREJA PRIMITIVA - MESTRE DA RETÓRICA, DA HOMILÉTICA!

DOUTOR DA IGREJA GREGA - MAIOR PREGADOR DA IGREJA PRIMITIVA - MESTRE DA RETÓRICA, DA HOMILÉTICA!
Você deseja honrar o corpo de Cristo? Não o ignore quando ele está nu. Não o homenageie no templo vestido com seda quando o negligencia do lado de fora, onde ele está malvestido e passando frio. Ele que disse "Este é o meu corpo" é o mesmo que diz "Tu me vistes faminto e não me destes comida" e «quantas vezes o fizestes a um destes meus irmãos mais pequeninos, a mim o fizestes» (Mateus 25:40)... Que importa se a mesa eucarística está lotada de cálices de ouro quando seu irmão está morrendo de fome? Comeces satisfazendo a fome dele e, depois, com o que sobrar, poderás adornar também o altar.

João Crisóstomo, Comentário sobre Mateus

♛ Uma das características mais recorrentes das homilias de João Crisóstomo (347-407) é sua ênfase no cuidado com os necessitados. Ecoando temas do Evangelho de Mateus, ele exorta os ricos a abandonarem o materialismo para ajudar os pobres, empregando todas as suas habilidades retóricas para envergonhar os ricos e obrigá-los a abandonar o consumismo mais conspícuo:


“Honras de tal forma teus excrementos a ponto de recebê-los em vasilhas de prata quando outro homem criado à imagem de Deus está morrendo de frio?”


— João Crisóstomo


-

OREM PELOS CRISTÃOS

OREM PELOS CRISTÃOS