sábado, 9 de julho de 2016

Acervo da Teologia

* O Que é Fideísmo? / Definição

fideism
Fideísmo é um método apologético que busca proteger a fé através de um isolamento intelectual. Douglas Groothuis, em seu livro “Christian Apologetics: A Comprehensive Case for Biblical Faith”, afirma que o fideísmo se apresenta de diversas formas, mas essencialmente tenta “tornar a fé uma realidade auto-afirmativa, fechada em si mesma, que dispensa o reforço intelectual vindo do arsenal apologético clássico”. Fideístas acreditam que, posto que a fé é um dom divino que serve como canal, como meio pelo qual alguém se aproxima de Deus e O entende, a razão humana não é capaz de fundamentar nenhuma religião. Alguns fideístas acreditam também que o pecado está de tal forma arraigado à mente humana que qualquer tentativa racional acaba prejudicada pelos efeitos do pecado.
O fideísmo parece ainda habitar nas entranhas da igreja em nossos dias. E na hora que alguém diz “Você só precisa ter fé e acreditar / Não precisa de evidências nem razão / Apenas tenha fé” em resposta àquelas perguntas realmente significativas, é que o lado feio do fideísmo vem à tona.
Naturalmente o fideísmo entra em conflito com a apologética clássica no que tange à razão. Embora o pecado tenha afetado cada porção da humanidade, a imagem de Deus permanece (Gn. 9. 5-6, Sl 8.1, I Cor. 11.7) e serve como fundamento para o uso da razão dentro do discurso apologético. Igualmente, as Escrituras afirmam que Deus se revelou à humanidade através da criação (Sl 19.1-6; At 14.15-17) e a humanidade é julgada por rejeitar esta revelação (Rm 1.18-23). A própria passagem usa expressões cognitivas que afirmam que alguém pode interpretar coisas sobre a natureza de Deus de forma correta através da criação. A apologética clássica também discorda na forma em que os argumentos podem trabalhar para trazer pessoas a Cristo. Embora a fé seja um dom de Deus (Ef 2.8), os crentes ainda são comissionados a responder questões sobre sua fé (1Pe 3.15). 
A razão apologética pode ser usada por DeuCalvin & Haroldos como o meio de conceder o gracioso dom da fé ao crente em potencial. Enquanto a apologética clássica parece construir um exemplo a partir do zero, o fideísmo se desculpa por não fazer nada além do arremedo de uma defesa coerente.
Fideístas podem defender seu ponto de vista reunindo amplo suporte bíblico para a ideia de que o pecado permeou cada parte da existência humana. Este sistema, entretanto, se autorrefuta. Simplesmente não há como alguém apoiar a declaração “Você não é capaz de pensar em coisas desse tipo por causa de sua mente pecaminosa” porque essa própria afirmação já se vale da razão.
 “Você não é capaz de pensar em coisas desse tipo por causa da sua mente pecaminosa” com uma mente completamente pecaminosa e privada de razão! Pode alguém ler as Escrituras e entender a verdade ou isso requer um dom Divino de entendimento? Eu penso que os fideístas poderiam apelar para suas próprias experiências intelectuais junto a Cristo e a participação limitada que meros argumentos tiveram neste processo. Entretanto, há centenas que poderiam fornecer seus testemunhos pessoais e descrever quão significativa foi a apologética como maneira de entender as verdades de Cristo em seus detalhes. Alguns fideístas podem sugerir que apelar para a teologia natural seja uma desonra à revelação de Deus em Cristo. Doug Groothuis critica o fideísmo apontando o papel vital e imprescindível da lógica, discutindo as questões da razão e revelação geral, e mencionando o valor que estes argumentos tiveram na vida de outras pessoas.
Traduzido por Ronaldo Berchol e revisado por Maria Gabriela Pileggi.

Acervo da Teologia

About Acervo da Teologia -

Author Description here.. Nulla sagittis convallis. Curabitur consequat. Quisque metus enim, venenatis fermentum, mollis in, porta et, nibh. Duis vulputate elit in elit. Mauris dictum libero id justo.

Subscribe to this Blog via Email :