sábado, 9 de abril de 2016

Acervo da Teologia

* Frases - Legalismo / Luciano Bruno


📚 "O legalismo em excesso solapa a graça e causa dissensão entre pessoas que deveriam andar juntas e abraçadas".

Luciano Bruno 



📚 Ler os ensinos dos evangelhos, das cartas paulinas e de todo o novo testamento deixa bem claro que, diferente da maioria das religiões do mundo, a fé cristã não exige nenhum bom comportamento moral, mas sim uma pureza de motivos. De acordo com Jesus, não basta fazer a coisa certa, é necessário fazê-lo com a motivação correta. É por isso que ser certinho por fora não basta. Foi sobre isso que Jesus esbravejou contra os fariseus em Mateus 23.



📚 
O legalismo rebaixa os padrões de Deus, em vez de elevá-los. Os preceitos mais fundamentais do evangelho, como amar o próximo como a si mesmo, cuidar dos pobres, fazer justiça, perdoar os inimigos, não podem e nem devem ser reduzidos a um conjunto de regras. Qualquer lista de regras rigorosas delimita a amplitude do que Deus quer que se faça no mundo, afastando a ênfase da distribuição da graça de Deus em prol de pecadores e aproximando-a de uma competição sem sentido entre pseudossantos. Isso torna a fé mesquinha e irrelevante, não algo de importância premente.



Acervo da Teologia

About Acervo da Teologia -

Author Description here.. Nulla sagittis convallis. Curabitur consequat. Quisque metus enim, venenatis fermentum, mollis in, porta et, nibh. Duis vulputate elit in elit. Mauris dictum libero id justo.

Subscribe to this Blog via Email :