sábado, 19 de setembro de 2015

Acervo da Teologia

* Russell Shedd / Biografia & Artigos


Russell Philip Shedd (AiquileBolívia - 10 de novembro de 1929 - 2016) foi um conceituado teólogo evangélico e missionário da Missão Batista Conservadora no Sul do Brasil. 


Russell Shedd nasceu na Bolívia, onde seus pais, Leslie Martin e Della Johnston eram missionários entre os índios. Aos cinco anos Shedd esteve pela primeira vez nos Estados Unidos, onde completou seus estudos e graduou-se em teologia pela Wheaton College. Diplomou-se Ph.D. em Novo Testamento pela Universidade de EdimburgoEscócia.

De volta aos EUA, serviu durante cerca de um ano como pastor interino e logo foi aceito como missionário pela Missão Batista Conservadora, indo trabalhar em Portugal por um curto período. Após, transferiu-se definitivamente para o Brasil em 1962, estabelecendo-se definitivamente em São Paulo, onde continuou as Edições Vida Nova que havia iniciado em Portugal com Arthur Brown, tendo lecionado na Faculdade Teológica Batista de São Paulo. Em 1957, casou-se com Patrícia, com quem tem 5 filhos.

Shedd foi presidente emérito da Vida Nova e consultor da Shedd Publicações e viajou pelo Brasil e exterior ministrando em conferências, igrejas, seminários e faculdades de Teologia.

É autor de vários livros, dentre os quais estão A Justiça Social e a Interpretação da BíbliaDisciplina na IgrejaEscatologia do Novo TestamentoA Solidariedade da Raça,JustificaçãoA Oração e o Preparo de Líderes CristãosFundamentos Bíblicos da EvangelizaçãoTeologia do DesperdícioCriação e Graça: reflexão sobre as revelações de Deus, todos publicados pelas Edições Vida Nova ou pela Shedd Publicações. Além disso, é editor responsável pelos comentários da Bíblia Shedd / Bíblia Vida Nova e foi membro da comissão de tradutores para o português brasileiro da Bíblia NVI (Nova Versão Internacional), uma das mais reconhecidas traduções protestantes da Bíblia em português.

Teologicamente, Shedd foi um batista calvinista, fazendo menção de que a salvação vem pela graça mediante a fé através da eleição e predestinação, além de ser um forte defensor da pregação expositiva. Defendia que a autoridade suprema e inspirada da Bíblia, sendo esta a única revelação fidedigna de Deus, pelo que postula que "a Bíblia é a palavra de Deus". Como Batista, defendeu os princípios doutrinários da denominação. Foi amplamente reconhecido e um dos nomes mais nobres da teologia protestante atual.


         




        Sua Morte      


A Editoria Vida Nova publicou neste sábado 26 de Novembro de 2016, comunicado informando o falecimento do pastor Russell Shedd.  Pertencente a uma família apaixonada por Missões, Pr. Russell Shedd nasceu na Bolívia em 1929 enquanto seus pais evangelizavam o país. Terceiro de quatro filhos, seus irmãos também dedicaram-se a ministérios transculturais.

Dono de um currículo brilhante, Dr. Shedd destacou-se por seu amor e zelo pelas Escrituras Sagradas. Além de ser autor dos comentários da Bíblia SHEDD, ferramenta utilíssima para os amantes da Palavra, integrou a comissão de tradutores da Nova Versão Internacional para o português.
Dr. Shedd também foi incansável em seu ministério, tendo percorrido todo o Brasil como conferencista e professor, pregando e palestrando em congressos, igrejas, seminários e faculdades de Teologia. Foi exemplo extraordinário de uma vida de amor à Palavra. A literatura e o ensino teológicos no Brasil devem muito à incansável, inspiradora e comovente dedicação desse grande servo de Deus.
Ele deixa a esposa, dona Patrícia Shedd, com quem foi casado por 59 anos, além de 5 filhos (Timothy, Nathanael, Pedro, Helen e Joy), 14 netos (Laura, Kelley, Rebecca, Katherine, Leander, Cayenne, Henry, Jonathan, Michael, Stephanie, Evelyn, Scott, Susan e Katie) e uma bisneta (Izabella).



* Russell Shedd - O Evangelho em Um Mundo Complexo



Acervo da Teologia

About Acervo da Teologia -

Author Description here.. Nulla sagittis convallis. Curabitur consequat. Quisque metus enim, venenatis fermentum, mollis in, porta et, nibh. Duis vulputate elit in elit. Mauris dictum libero id justo.

Subscribe to this Blog via Email :