terça-feira, 5 de maio de 2015

Acervo da Teologia

* Os Puritanos e a Adoração


Os Puritanos desenvolveram o que nós conhecemos como O Princípio Regulador do Culto. Nada nós podemos praticar no culto que não esteja ordenado de forma expressa na Escritura, pois toda nossa adoração precisa estar alicerçada na Escritura.

Precisamos orar a Palavra
. Por isso, durante as orações os Puritanos citavam tanto as Escrituras.


Precisamos cantar a Palavra
. Por isso eles falavam de forma genuína:
“Vamos cantar os Salmos!”.

Precisamos ler a Palavra
. Então, durante os cultos faziam leituras extensas das Escrituras.

Precisamos pregar a Palavra
. Os Puritanos eram contra qualquer uso de subterfúgios mundanos na pregação por parte dos pastores. Tudo que o ministro fala deve fluir do texto, especialmente sua aplicação prática. Até mesmo as experiências espirituais devem fluir das Escrituras. Assim sendo, tudo na adoração precisa ser delineado e centrado na Palavra de Deus.

- Os Puritanos adquiriram a reputação de pastores que pregavam e oravam com verdadeira paixão e de forma bíblica. Dessa forma as pessoas se sentiam movidas, alimentadas e iluminadas. O culto puritano tornou-se muito popular.

- Os Puritanos simplesmente não se contentavam com um sermão que durasse apenas 20 a 30 minutos. Eles sempre queriam uma seção de aconselhamento do próprio púlpito;queriam que o pregador tratasse de suas almas com informações às suas mentes; desejavam que o pregador os ensinasse a viver aplicando o sermão às suas vidas. Para os Puritanos não bastava que o sermão fosse apenas exposto, mas que fosse aplicado.

- Eles tinham a visão de ir à Igreja para ter a vida transformada e para verdadeiramente sentar, escutar e absorver os ensinos; depois voltavam para casa, comentavam o sermão com a família, discutiam com os amigos, examinavam-se a sós com Deus indagando como poderiam ter a vida modificada. Depois suplicavam a Deus por graça e transformação. Isso es-tava no coração e na convicção dos Puritanos. Eles queriam ter sermões substanciais, sermões com conteúdo.

- A pregação dos Puritanos era um pouco diferente das de hoje. No lugar de somente pregar o texto eles pegavam as doutrinas principais daquele texto e analisavam com detalhes estas doutrinas extraídas, para a congregação. Expunham as doutrinas alicerçando-as em toda a Escritura. É por isso que eles conseguiam fazer uma seqüência de sermões ao longo do ano focando somente versículos específicos, mas sem nenhum tipo de repetição.

Acervo da Teologia

About Acervo da Teologia -

Author Description here.. Nulla sagittis convallis. Curabitur consequat. Quisque metus enim, venenatis fermentum, mollis in, porta et, nibh. Duis vulputate elit in elit. Mauris dictum libero id justo.

Subscribe to this Blog via Email :