quarta-feira, 8 de outubro de 2014

Portal Teologia & Missões

* Ortodoxia / Definição


A palavra vem do grego "orthós" e "dóxa", . daí esta palavra veio a indicar .

Corrente que surgiu imediatamente depois da Reforma. É a sistematização e a consolidação das idéias da Reforma, desenvolvidas em contraste com Contra-Reforma.

A ortodoxia protestante desenvolveu dois princípios teológicos, o formal e o material. o principio formal é a Bíblia; o material, a doutrina da justificação.
Trata-se de movimento maior e mais sério do que o assim chamado fundamentalismo nos Estados Unidos. O fundamentalismo resultou de uma reação do século dezenove, não passando de forma primitivisada da ortodoxia clássica. A ortodoxia clássica relacionou-se com uma grande teologia. podemos chama-la de escolástica protestante, com todos os efinamentos e métodos que a palavra "escolástica" inclui. 

Assim, quando falamos de ortodoxia, refiro-me à maneira como a Reforma estabeleceu-se, enquanto forma eclesiástica de vida e pensamento, depois que o movimento dinâmico da Reforma terminou.

A ortodoxia é a corrente doutrinal que declara que representa a visão correta, fundada em princípios sistemáticos (metafísicos) e científicos.


ARTIGOS REFERENTES 

* ORTODOXIA PROTESTANTE - UM DESAFIO À TEOLOGIA E À PIEDADE 

O que é Ortodoxo:

Ortodoxo é aquele que segue fielmente um princípio, uma norma ou uma doutrina. Do grego “orthos” que significa “reto” e “doxa” que significa “fé”. É o que está em conforme com a doutrina religiosa tida como verdadeira.

Ortodoxo é uma expressão usada para fazer referência a algo rígido, tradicional, que não evolui, que é conservador, que não se adapta nem admite novos princípios ou novas ideias. É aquele que está em conformidade com os princípios tradicionais de qualquer doutrina.

A expressão, “pouco ortodoxo” é usada para fazer referência àquele indivíduo ou a algo que não segue nenhuma regra tradicional, que foge do que é comum, do que é convencional.

Ortodoxo é aquele que pertence ou é seguidor da Igreja Católica Apostólica Ortodoxa, também chamada de Igreja Ortodoxa e Igreja do Oriente, que resultou da recusa de padres e bispos do Oriente que não aceitaram a modificação imposta ao Credo, no concílio de Toledo, por acreditarem que a Santíssima Trindade é uma e indivisível. A cisão ocorreu de fato em 1054, oficializada pelo Papa Leão IX. A cristandade ficou dividida em duas igrejas: Católica do Ocidente e Ortodoxa do Oriente.

Ortodoxo e heterodoxo

Enquanto ortodoxo significa rigidez, fidelidade, a expressão heterodoxo, se refere àquele que não é ortodoxo, que é contrário aos princípios, às crenças, aos dogmas de uma religião.


Heterodoxo é um adjetivo que significa herético, ou seja, que faz referência à heresia, uma doutrina que é contrária ao que é definido pela igreja em matéria de fé.

Fonte: 

Portal Teologia & Missões

About Portal Teologia & Missões -

Author Description here.. Nulla sagittis convallis. Curabitur consequat. Quisque metus enim, venenatis fermentum, mollis in, porta et, nibh. Duis vulputate elit in elit. Mauris dictum libero id justo.

Subscribe to this Blog via Email :