quarta-feira, 28 de maio de 2014

Portal Teologia & Missões

*Dia 31 de Maio / Dia Internacional do Espírito Santo


“E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual fostes selados para o dia da redenção.” - Efésios 4:30 

 Em ambas as línguas, tanto no grego como no hebraico, os vocábulos usados para o Espírito Santo enfatizam sua santidade. No AT, o adjetivo santo antes do substantivo espírito aparece raramente (Sl 51.11; Is 63.10,11). Em contraste, o NT apresenta essa combinação na maioria dos livros, como um nome que ocorre frequentemente, especialmente no livro de Atos. Isso não significa que a ênfase ao Espírito é menor no Antigo do que no Novo Testamento. As expressões mais frequentes no AT são o Espírito de Deus ou o Espírito do Senhor, as quais ocorrem numerosas vezes. 

   As palavras gregas e hebraicas para "espírito" revelam um significado duplo: espírito e vento. Por exemplo, "o Espírito de Deus pairava sobre a face das águas" (Gn 1.2), mas "Deus fez passar um vento sobre a terra, e as águas abaixaram" (Gn 8.1). Jesus disse a Nicodemos: "O que é nascido do Espírito, é espírito... o vento sopra onde quer (Jo 3.6,8). Outro significado do termo "espírito", nas duas línguas, é sopro, respiração, tanto divina como humana (Jó 4.9; 12.10; 2 Ts 2.8).

  Por toda a Bíblia a expressão "espírito" é escrita com letra maiúscula, para referir-se ao Espírito de Deus, ou com letra minúscula, para indicar o espírito humano. Devido ao fato de que os manuscritos antigos não usavam letras maiúsculas, os tradutores e editores às vezes têm muita dificuldade para determinar se o escritor tem em mente o espírito de Deus ou o humano .

 A primeira vez que a palavra "espírito" aparece na Bíblia é no relato da criação, em Gênesis. O Espírito de Deus, o qual pairava sobre as águas, é o poder criativo que traz ordem ao caos (Gn 1.2). O salmista faz eco a esse conceito, quando diz: "Pela palavra do Senhor foram feitos os céus, e todo o exército deles pelo sopro da sua boca" (Sl 33.6). Por meio do sopro de Deus, Adão tornou-se uma alma vivente (Gn 2.7). Jó afirma que o Espírito do Senhor o criou e que recebeu vida por meio do sopro do Todo-poderoso (Jó 27.3;32.8;33.4;34.14,15). Quando Deus retira seu sopro dos seres humanos e dos animais, eles morrem e retornam ao pó (Sl 104.29; Ec 3.19,20; 12.7). No vale dos ossos secos, o sopro de Deus entrou nos esqueletos e eles retornaram à vida (Ez 37.1-14). 

  COMO UMA PESSOA! 

  A ênfase sobre o monoteísmo, dada pelos escritores do Antigo Testamento, prevalece sobre a doutrina da Trindade. No entanto, os escritores fazem uma distinção entre Deus e o Espírito do Senhor, sem jamais considerar o Espírito como uma mera emanação de Deus. Tome, por exemplo, as referências em Gênesis 1.1,2. Deus criou o céu e a terra, mas o Espírito do Senhor pairava sobre as águas. Deus disse que seu Espírito não contenderia para sempre com o homem (Gn 6.3). Isso significa que os escritores viam duas pessoas divinas distintas; eles entendiam que o Espírito era Deus, o qual exercia funções que os escritores bíblicos expressaram em termos humanos. Isso fica bem claro em algumas passagens. Os levitas oraram: "Deste o teu bom Espírito para os ensinar (os israelitas)" (Ne 9.20). Davi perguntou: "Para onde me irei do teu Espírito? Para onde fugirei da tua face?" (Sl 139.7) e Isaías escreveu que o povo entristeceu o seu Espírito Santo e Deus (o Pai) tornou-se inimigo deles (Is 63.10-12; 48.16). 

   Neste sábado é o dia do Espírito Santo e nós do Blog Missões & Teologia  disponibilizamos uma série de estudos para sua edificação e conhecimento acerca do Espírito Santo.  

* O que é a Blasfêmia contra o Espírito Santo?
* Quem é o Espírito Santo?
* É para o cristão ser capaz de senti-lo? 
* Qual foi o seu papel no Antigo Testamento?
* O Espírito Santo pode abandonar o Cristão? 
* Quando e como recebemos o Espírito Santo?
* Quais são os nomes e títulos do Espírito Santo?
* Como posso estar cheio do Espírito Santo?
* Há dons miraculosos do Espirito hoje?
* O que é a cláusula filioque? 
* Qual é o seu papel em nossas vidas?
* Cair no Espírito é bíblico?
* É falar em línguas evidência de ter o Espírito Santo?
* Devemos adorar o Espírito Santo?
* O que é o selo do Espírito Santo?
* O Espírito Santo é "ele" ou "ela" ou "neutro"? 
* A quem devemos orar? Pai, Filho ou Espírito?

Portal Teologia & Missões

About Portal Teologia & Missões -

Author Description here.. Nulla sagittis convallis. Curabitur consequat. Quisque metus enim, venenatis fermentum, mollis in, porta et, nibh. Duis vulputate elit in elit. Mauris dictum libero id justo.

Subscribe to this Blog via Email :