quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Portal Teologia & Missões

*Pentecostalismo Unicista / Definição


Pergunta: "Quais são as crenças do pentecostalismo unicista?"

Resposta:O movimento "Só Jesus", também conhecido como pentecostalismo unicista ou teologia da unidade, ensina que há um só Deus, mas nega a tri-unidade de Deus. Em outras palavras, a teologia da unidade não reconhece as pessoas distintas da Trindade: Pai, Filho e Espírito Santo. Ela tem várias formas – alguns enxergam Jesus Cristo como o único Deus que às vezes se manifesta como o Pai ou o Espírito Santo. A doutrina central do pentecostalismo unicista é que Jesus é o Pai e Jesus é o Espírito. Há um Deus que se revela em diferentes "modos".

Este ensinamento tem existido por séculos, de uma forma ou de outra, como modalismo. O modalismo ensina que Deus operou em formas ou modos diferentes em diferentes momentos - às vezes como o Pai, outras como o Filho e, às vezes, como o Espírito Santo. No entanto, passagens como Mateus 3:16-17, onde duas ou três pessoas da Trindade estão presentes, contradizem a visão modalista. O modalismo foi condenado como herético já no século II DC. 


 A igreja primitiva fortemente rejeitou a visão de que Deus é estritamente uma única pessoa que agiu em formas diferentes em momentos diferentes. Eles argumentaram, com base nas Escrituras, que a tri-unidade de Deus é evidente na medida em que mais de uma pessoa da Trindade é vista frequentemente ao mesmo tempo, e muitas vezes interage uma com a outra (exemplos: Gênesis 1:26; 3:22; 11:7; Salmo 2:7; 104:30; 110:1, Mateus 28:19, João 14:16). O pentecostalismo unicista é antibíblico.

O conceito da tri-unidade de deus, por outro lado, está presente em toda a Escritura. Não é um conceito facilmente compreendido pela mente finita. E porque o homem gosta de que tudo faça sentido em sua teologia, movimentos como esse – como também o das Testemunhas de Jeová - regularmente surgem para tentar explicar a natureza de Deus. É claro que isso simplesmente não pode ser feito sem transgredir o texto bíblico. Os cristãos têm chegado a aceitar que a natureza de Deus não está sujeita às limitações que gostamos de colocar nEle. 


 Simplesmente acreditamos quando Ele diz: "Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o Senhor. Porque, assim como o céu é mais alto do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos" (Isaías 55:8-9). Se não pudermos entender os Seus pensamentos e caminhos, então devemos aceitar que não podemos compreender plenamente a Sua natureza.

Fonte de Estudo: http://www.gotquestions.org/Portugues 

Portal Teologia & Missões

About Portal Teologia & Missões -

Author Description here.. Nulla sagittis convallis. Curabitur consequat. Quisque metus enim, venenatis fermentum, mollis in, porta et, nibh. Duis vulputate elit in elit. Mauris dictum libero id justo.

Subscribe to this Blog via Email :