terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Acervo da Teologia

* Usando a Voz Corretamente

USANDO A VOZ CORRETAMENTE.


Na persuasão, educação, ou em qualquer tipo de comunicação é de suma importância dominarmos o uso correto da voz. A voz é o ar transformado em som. Ela é produzida com a passagem do ar pelas cordas vocais. Por isso, respirar corretamente é muito importante.


Vamos aprender como se respira corretamente para produzir uma voz de ótima qualidade:

1. Levante-se;
2. Limpe a garganta, fale: "Ahhhhhhhhhhh";
3. Coloque dois dedos entre o tórax e abdômen (diafragma);
4. Inspire mantendo os ombros e o peito parados;
5. Fale: "Se eu falar sempre assim, vou fazer muito dinheiro!"

Essa respiração se chama diafragmática. Sem dúvida é a melhor respiração. É a mesma utilizada pelos comunicadores, atores, cantores, etc. A voz é melhor projetada quando o ar vem do diafragma. Pratique esta respiração diariamente. Com a prática ela se tornará um hábito em sua vida.


Melhorando a dicção

Basta alguns poucos exercícios para que a voz apareça clara, limpa e bonita. A seguir vou lhe apresentar diversas frases e quero que você as leia alto, lentamente e separando as sílabas, soletrando. Fale exageradamente e não se preocupe em falar bonito. Abra e mexa bem a boca ao falar.

♪ Flávio Fávero veio vender a fábrica de vassouras;
♪ Tadeu toca tamborim e a toada atordoa;
♪ Quando o avião aterrissou, os passageiros estavam aterrorizados;
♪ Rosângela ficou horrorizada com a grosseria do ascensorista;
♪ Pedro Predebon jogou uma pedra grossa na fábrica de pratos, quebrando vários vidros;
♪ Ouvi um zunzum de que, em nossa casa, tem gasosa sensação, comprada no Zanzibar;
♪ José, a chaleira está chiando;
♪ Minha sobrinha, filha do mano velho, chamado Chuchu, janta e joga baralho, com José Fialho.
♪ A garota Gládis Guedes gostou de digitar o glossário e a bibliografia;
♪ O tom deste violão não está bom. Em compensação, o som deste órgão está muito bom;
♪ Os psicólogos e as psicólogas participaram do vigésimo congresso de psicoterapia;
♪ Pedro Brasileiro brincava com a bola, quando Maria Madalena mandou-o plantar batatas na propriedade do Manoel Moreira.

É praticamente impossível manter uma boa dicção falando rápido. Se praticar diariamente este exercício verá que sua fala ficará mais lenta e clara. Comece a praticar agora mesmo.

Grave sua voz

Uma ótima maneira de treinar sua dicção é gravar a sua voz. Seja criativo, altere sua voz em todos os sentidos. Grave falando alto, baixo, grave, agudo, alegre, triste, trágica, dramática, sedutora, imitando algum comunicador, etc. A finalidade disto é conhecer sua voz e ter um maior controle sobre ela.

Fale para fora


Você costuma falar e as pessoas não entendem nada? Talvez você esteja falando para dentro e não para fora. Falar para dentro significa manter a boca muito fechada. Para evitar falar assim, faça os seguintes exercícios:

1. Mastigue o ar várias vezes de forma bastante exagerada. Movimente bem os lábios o afaste o máximo possível os maxilares;

2. Faça a rotação da língua, contornando os lábios internamente, duas vezes para cada lado. Faça a mesma rotação com a língua para fora.

3. Coloque uma caneta ou lápis na boca, afastando os dentes e pronuncie frases com a maior clareza possível. Por exemplo: "A garota Gládis Guedes gostou de digitar o glossário e a bibliografia". Este exercício é muito utilizado por comunicadores.

Retirado da internet.

Acervo da Teologia

About Acervo da Teologia -

Author Description here.. Nulla sagittis convallis. Curabitur consequat. Quisque metus enim, venenatis fermentum, mollis in, porta et, nibh. Duis vulputate elit in elit. Mauris dictum libero id justo.

Subscribe to this Blog via Email :