quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Acervo da Teologia

* A Importância da sua Voz

♪♪♪ A IMPORTÂNCIA DA SUA VOZ ♪♪♪♪

A voz é algo tão característico e importante como a nossa própria fisionomia e impressão digital. Ela varia de acordo com o sexo, idade, profissão, personalidade, estado emocional e, também, com a intenção que a usamos.

É através da nossa voz que expressamos nossos sentimentos, emoções, idéias e pensamentos. Além de permitir que nos comuniquemos com outras pessoas, nossa voz também mostra quem nós somos.

A voz é parte da identidade pessoal. Qualquer alteração nos órgãos envolvidos em sua produção, como as pregas vocais, garganta, boca e nariz, entre outros, altera também a comunicação dos indivíduos.

A voz é produzida a partir do ar que sai dos pulmões e passa pela laringe, onde estão localizadas as pregas vocais. No momento da expiração, as pregas vocais se aproximam e vibram, produzindo assim o som. Este som, que de início é baixo e fraco, será amplificado pelas cavidades de ressonância (que são a faringe, a boca e o nariz). Depois de amplificado, o som será articulado na cavidade oral, por meio dos lábios, bochechas, língua, palato e mandíbula.

Muitas pessoas usam a voz profissionalmente: são os chamados profissionais da voz, que dependem da voz para exercer a sua profissão. Entre esses profissionais da voz temos: cantores, atores, professores, pastores e padres, advogados, juízes, promotores, repórteres, radialistas, operadores de telemarketing, leiloeiros, políticos, dubladores, vendedores, etc.

Todos precisam ter cuidados com a voz, mas quem utiliza a voz profissionalmente precisa ter alguns cuidados vocais essenciais. Com isso é possível manter a integridade vocal. Vejamos alguns destes cuidados:

Cuide da respiração. Problemas respiratórios de fundo alérgico ou decorrentes de limitações estruturais (por exemplo, adenóides hipertrofiadas) nos levam a respirar pela boca. Com isso, é preciso um esforço maior para falar e respirar e o ar que entra não fica aquecido. Outro vilão neste caso é o ar-condicionado, que resseca a mucosa do trato respiratório.

A hidratação é uma das atitudes mais importantes. As pregas vocais são hidratadas através da corrente sanguínea, ou seja, ela demora para acontecer. Então, a pessoa não deve esperar sentir sede para se hidratar. Aconselha-se o consumo de aproximadamente 2 litros de água por dia.

Evite o consumo de leite e de chocolate e seus derivados antes de intensa atividade vocal, pois esses alimentos aumentam a secreção de muco no trato vocal.

Evite pigarros. Ao efetuar muitos pigarros ( tosses) com o objetivo de melhorar a secreção presente nas pregas vocais, o efeito é exatamente contrário.

Alterne períodos de descanso vocal com atividades nas quais você falou muito. Isso é vital para determinados profissionais que recorrem à voz com maior frequência que outros, como por exemplo: professores, locutores, telefonistas e conferencistas.

+ Se a disfonia (rouquidão) persistir por mais de 15 dias, procure um fonoaudiólogo.

Lembre-se: a voz é um presente de Deus pra você. Cuide bem dela!

Fonte: www.adorar.net

Acervo da Teologia

About Acervo da Teologia -

Author Description here.. Nulla sagittis convallis. Curabitur consequat. Quisque metus enim, venenatis fermentum, mollis in, porta et, nibh. Duis vulputate elit in elit. Mauris dictum libero id justo.

Subscribe to this Blog via Email :