quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Acervo da Teologia

* Apoio Diafragmático - Exercícios Vocais

♪ Apoio Diafragmático - Exercícios Vocais ♪

Este tipo de exercício é muito interessante, pois tem várias aplicações. Quando trabalhamos a voz com exercícios semelhantes a este, trabalhamos muito a musculatura abdominal e, consequentemente, o apoio. Aperfeiçoamos também a afinação, pois não há como transportar a voz de uma nota à outra devido ao curto tempo de emissão. Enfim, exercitamos a nossa articulação, pois se faz necessário concentrar-se muito na abertura da boca e na posição da língua e do palato, pois o sucesso do exercício depende muito do bom funcionamento da articulação.

♪ Como exercitar:

Poste-se à frente de um espelho (de preferência de corpo inteiro, senão um que dê para ver o rosto até a região abdominal)

Abra bem a boca e simule um bocejo. Perceba a sensação do palato mole sendo esticado (depois do céu da boca, aquela região "mole", onde geralmente sentimos a irritação nos casos de inflamação da garganta). Vá procurando esticar o palato sem o bocejo, você está explorando e conhecendo seu aparelho vocal.

Mantenha a língua abaixada

Quando estiver com o palato alto (bem esticado, como no bocejo) e língua abaixada, a ponta encostada nos dentes inferiores) emita um sonoro "AAAAAAA".

Observe que o palato (a campainha) move-se um pouco, mas o que não pode acontecer é um movimento no seu pescoço. Repita o exercício e veja se não houve uma movimentação no pescoço (não pode ser nem de leve).

Se houve um movimento, ainda que pequeno no pescoço, pode ser que você esteja dando um "golpe de glote". Você segura a voz na garganta e solta ela, com um golpe, abrindo de uma vez a passagem de ar. Isto não pode acontecer. A forma correta de fazer este exercício exige que você não faça nenhum movimento nas regiões abaixo do palato, a não ser o diafragma. É ele quem vai controlar a saída de ar. Abra bem e tente primeiramente com "Há, há (som de R)". Note que pra fazer o "Há" você não fecha totalmente o som na garganta. A passagem fica aberta. Vá fazendo e tirando o som de "R" até conseguir emitir o "AAA" sem golpe de glote.

Vá fazendo o "A" aos "soquinhos" - "A - A - A - A - A - A" Cuidando pra não fechar a voz na garganta, observe bem o movimento no pescoço. Quando conseguir fazer várias vezes o "A" cortando o som rapidamente e sem golpe de glote, você está pronto pro exercício.

Por Luciana Fratelli

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